O Instituto Brasileiro de Pranic Healing,  foi fundado em 22 de Março de 1997 por alunos voluntários de Terapia Pranica e Yoga Arhatas discípulos do Mestre Choa Kok Sui, de Taubaté e São José dos Campos, com o objetivo de oficializar e ampliar as atividades sociais que se iniciaram em 11 de Fevereiro de 1993, com a Meditação dos Corações Gêmeos e atendimento gratuito com a técnica da Terapia Pranica  em Taubaté.

As atividades iniciaram timidamente em 11 de Fevereiro de 1993 no estabelecimento: SAMADHI – Núcleo de Desenvolvimento Interior, em Taubaté e devido os benefícios que a meditação e a técnica estavam proporcionando, houve um crescente aumento de participantes e voluntários e com isso, a necessidade de um lugar mais amplo para o trabalho social.

“laboratório de Cura Pranica”, como passou a ser chamado, em 1995 passou a ser oferecido com o apoio da Prefeitura Municipal de Taubaté que nos autorizou a utilizar uma vez por semana, o Auditório Mestre Justino do Departamento de Ação Social, conhecido como o “Prédio do relógio” ou “Prédio da CTI”.

As atividades eram oferecidas uma vez por semana, com a seguinte programação com Entrada Franca:
Período da tarde: Meditação dos Corações Gêmeos, atendimento com a Terapia Pranica (Cura Pranica), Meditação dos Corações Gêmeos. 

Período da noite: Meditação dos Corações Gêmeos e Meditação Yoga Arhatica.

Com a formalização jurídica, o InBraPH (ou INBRAPH) estendeu suas atividades com palestras e meditações em diversas cidades e empresas, em troca de mantimentos que eram revertidos para uma instituição local. Conheça as atividades no site http://inbraph.com.br/

Parceiros 
Casa de Oração Amor e Luz . São José dos Campos, SP. Laboratório aos sábdos, a cada 15 dias, desde 1997.
Faculdade de Ciências da Saúde.
Monastério Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid.  Projeto Social em parceria com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Cabreúva –SP

O nome de fundação:
Instituto = por caracterizar as ações e objetivo social dos fundadores e de fazer parcerias que resultem em ação social para a comunidade, independente da crença, filosofia ou religião dos colaboradores.
Brasileiro = no ano da fundação, Ruth já tinha formado alunos em São Luís – Estado do Maranhão no Norte do Brasil e em algumas cidades do Estado de São Paulo e visualizou que no futuro, esses alunos além de praticarem em grupo a Meditação dos Corações Gêmeos para abençoar o planeta terra, teriam a oportunidade de implantar o Laboratório de Pranic Healing para a comunidade.
“Pranic Healing” = em respeito ao fundador, manter o nome original do curso desenvolvido pelo Mestre Choa Kok Sui