Por: Gisele Tamamar
Jornal Sebrae – Com tiragem de 250 mil exemplares, traz reportagens sobre temas de grande interesse das micro e pequenas empresas como gestão, vendas, atendimento a clientes, tributação, inovação, marketing, atualizações legais, além de casos de sucesso e prestação de serviços. Seu conteúdo abrange os setores de agronegócios, comércio, indústria e serviços. Link do matéria aqui.

Meditação e Pranic Healing à distância
A empresária Ruth Nakabayashi, do Centro de Treinamento de Pranic Healing, também precisou aderir ao mundo virtual. A quarentena fez com que a empreendedora passasse a dar mais atenção para os canais digitais: reformulou o site e as redes sociais.
Todo o faturamento do negócio, com atuação em São Paulo e Taubaté, estava concentrado nos cursos e atendimentos presenciais de Pranic Healing (cura prânica), uma terapia baseada em energia sem toque que usa prana, chi ou energia vital do corpo para melhorar a saúde, seja ela física ou psicológica.
“Com a quarentena e o cancelamento dos cursos, passamos a oferecer a meditação todos os dias para ajudar as pessoas a terem calma interior e equilíbrio para superar as dificuldades”, relatou Ruth, que conta, inclusive, com audiência de pessoas de outros países.

Já as aulas de yoga, retomadas depois de 20 anos, são realizadas em uma plataforma de vídeo que permite a visualização das posições dos alunos. “Quando o professor tem muita flexibilidade, alguns alunos até desanimam. Até eu tenho minhas limitações e as pessoas observam que minha flexibilidade é igual a delas. E consigo ver as posturas dos alunos que é muito importante”, disse Ruth. Nesse caso, o pagamento das aulas faz parte da campanha de doação espontânea. “Não é para as pessoas ficarem estressadas com dinheiro. A mensalidade ele decide e pelo menos ajuda com a manutenção”, completou.

A profissional também passou a realizar os atendimentos a distância e aguarda a autorização do órgão responsável pela regulamentação da prática para dar cursos online.
“As pessoas precisam de um suporte espiritual nesse momento, é uma questão de autocuidado, de saúde. A meditação traz inúmeros benefícios já comprovados, entre eles a serenidade, a paz interior, a atenção no momento presente e isso ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão que causa medo e consequentemente afeta nosso sistema imunológico tornando mais suscetíveis a doenças e outros problemas”, reforçou Ruth.
Do ponto de vista do negócio, levar as aulas presenciais para o ambiente virtual é a principal maneira de manter as empresas sustentáveis, aponta a analista de negócios do Sebrae-SP Carla Valéria Pessoa. “É uma saída para reter os alunos, evitando demissões e até mesmo o fechamento das empresas, pois ainda não sabemos até quando viveremos essa situação de quarentena”, afirma.
Carla reforça que a prática de atividade física ajuda não apenas o condicionamento físico, mas também provoca sensação de bem – -estar e mantém as pessoas ativas, além de ter um papel importante no sistema imunológico. “A prática do exercício fisco neste momento passa a ser mais um aliado tanto para o corpo quanto para a mente”, destaca, reforçando que essas mensagens podem ser utilizadas pelos profissionais para divulgar seus serviços.

Publicado por